Case Canhedo Beppu: Trevo km 62 SP-330

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Um dos principais acessos da cidade de Jundiaí pela Rodovia Anhanguera (SP-330), o Trevo do km 62 anteriormente era formado por uma rotatória em desnível, com tráfego intenso de veículos, que ocasionava congestionamento tanto no dispositivo quanto nas vias adjacentes (SP-330 e a SP-300).

Em função do volume de tráfego expressivo e da crescente ocupação urbana nas suas adjacências, principalmente comercial e industrial, o arranjo funcional existente encontrava-se praticamente em colapso, operando em nível de serviço abaixo do desejado.

Isto se devia principalmente às distâncias de entrelaçamentos reduzidas, problema bastante comum a dispositivos de entroncamento que apresentam geometria em forma de rotatória e têm volumes de tráfego elevados.

Esta condição era agravada pela interferência provocada pelo tráfego local e pela ocupação industrial / comercial adjacente, além do mais a imprensa de Jundiaí apontou que no local eram registrados mais de 200 acidentes por ano, dados que assustavam e preocupavam a população.

A empresa Canhedo Beppu foi contratada pela CCR AutoBAn para projetar a remodelação do dispositivo de interseção, situado na altura do km 62 da Rodovia Anhanguera,  em seu entroncamento com a SP-300, e adequações no sistema viário local, na travessia urbana de Jundiaí, tendo como objetivo o aumento da fluidez do tráfego e a redução de acidentes na região.

Este projeto contou com a implantação de 7 estruturas de contenção e 4 obras de arte especiais, sendo: 02 viadutos em estrutura pré-moldada sobre a SP-330 com 667 m² cada; 01 viaduto em estrutura pré-moldada com vão único e área de 286 m² no sentido Itatiba – Itupeva, sobre o ramo do sentido Campinas – Itatiba; 01 viaduto em estrutura pré-moldada com 02 vãos e área de 828 m² na ligação da Av. João A. Mecatti com o Distrito Industrial, sobre a SP-300 e 07 Estruturas de Contenção totalizando 8.490m² de área.

Os projetos de estruturas foram desenvolvidos em parceira com as empresas especializadas Hiroaki & Marcio Engenharia Civil Ltda e a Antranig Muradian Engenharia. As atividades sob a responsabilidade da Canhedo Beppu iniciaram-se com os serviços de campo como: Levantamento  Topográfico Planialtimétrico e Cadastral; Estudos e Investigações Geológico-Geotécnicas e Estudos Hidrológicos.

Na sequência, foram desenvolvidos os Projetos básicos e executivos de Geometria e de Terraplenagem;  Projeto de Drenagem e Obras de Arte Correntes; Projeto de Pavimentação; Projetos estruturais de Obras de Arte Especiais e de Contenções; Projetos de Sinalização Horizontal, Vertical e de Dispositivos de Segurança; Projetos de Paisagismo e Recuperação Ambiental; Projeto de Iluminação; Identificação de Interferências; Elementos para o Projeto de Desapropriação; Desvio de Tráfego.  Ainda foram realizados, conforme demanda e solicitação do cliente, os Serviços de Assistência Técnica à Execução da Obra, adequando as soluções de projeto aos imprevistos eventualmente observados em campo.

Com um orçamento de cerca de R$ 40 Milhões a Obra realizada entre os anos de 2003 e 2006, inaugurada em etapas, cumpriu com êxito seu objetivo, visto que o volume do tráfego foi reduzido expressivamente, devido à nova configuração geométrica do trevo, que anula os pontos de entrelaçamento de tráfego, proporcionando uma maior fluidez, além de reduzir em cerca de 85% o número de acidentes, aumentando a segurança para os usuários.

Um dos principais acessos da cidade de Jundiaí

Um dos principais acessos da cidade de Jundiaí

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