Case Canhedo Beppu: Complexo viário Anhaguera

Compartilhe:

O Complexo Anhanguera foi concebido com o intuito de reorganizar o tráfego no trecho urbano da Rodovia Anhanguera, desde o entroncamento com a Ponte Atílio Fontana, na Marginal Tietê, até a altura do km 19 da Via Anhanguera, adiante do trevo do Jaraguá, já em Osasco.

A Canhedo Beppu foi a projetista responsável por todas as etapas de evolução deste empreendimento, desde a concepção funcional e estudos de tráfego – iniciados em 2005, até o projeto executivo viário e de grande parte dos projetos estruturais. As obras foram iniciadas em 2007 e inauguradas em várias etapas, até meados de 2010, num investimento de cerca de R$ 426 milhões, através de parceria entre o Governo do Estado e a Concessionária CCR AutoBAn.

O resultado final desses trabalhos foi a implantação de 14 km de vias marginais de ambos os lados da rodovia, cerca de 8 km de faixas adicionais, três trevos, dois dispositivos de retorno tipo ferradura, 14 viadutos e pontes totalizando cerca de 12.600 m² de tabuleiro, seis passarelas e 22 estruturas de contenção, com cerca de 14.200 m² de área total. Além disso, foram obtidas melhorias nas condições de acesso ao sistema viário municipal adjacente e garantido o adequado atendimento às necessidades das dezenas de propriedades particulares às margens da rodovia.

As atividades sob a responsabilidade da Canhedo Beppu iniciaram-se com a realização de contagens de tráfego, pesquisas e estudos de capacidade viária, que resultaram na concepção funcional hoje observada no segmento.

Para subsidiar o desenvolvimento do projeto executivo, foram realizados serviços de campo, como levantamentos topográficos, cadastro de interferências subterrâneas e aéreas, investigações geotécnicas de campo e laboratório, diagnóstico do pavimento existente nas vias urbanas próximas e inspeções especiais nas OAE’s existentes. Na sequência, foram desenvolvidos os projetos básicos e executivos de geometria e de terraplenagem; estudos hidrológicos e hidráulicos e projeto de drenagem e obras de arte correntes; estudos geológicos e geotécnicos; projeto de pavimentação e restauração dos pavimentos existentes; projetos estruturais de obras de arte especiais e de contenções; projetos de sinalização horizontal, vertical e de dispositivos de segurança; projetos de paisagismo e de urbanização; projeto de iluminação; planejamento do desvio de tráfego e detalhamento da sequência executiva.

Paralelamente, a empresa ainda forneceu subsídios suficientes para a condução dos processos de desapropriação e para a obtenção das licenças e outorgas ambientais.

Finalmente, ainda foram realizados, conforme demanda e solicitação do cliente, os serviços de assistência técnica à execução da obra, adequando as soluções de projeto aos imprevistos eventualmente observados em campo.

Complexo Marginal Tietê antes (foto 2006)

Complexo Marginal Tietê antes (foto 2006)

Complexo Marginal Tietê depois (foto 2010)

Complexo Marginal Tietê depois (foto 2010)

Trevo do Jaraguá antes (foto 2002)

Trevo do Jaraguá antes (foto 2002)

Trevo do Jaraguá (foto 2010)

Trevo do Jaraguá (foto 2010)

 Localização

R. Ministro Sinésio Rocha, 150. São Paulo - SP cbel@canhedo-beppu.com.br

 Contato

 Linkedin


Telefones:
+55 (11) 3473-6134
+55 (11) 3881-9662
+55 (11) 3881-9671
E-mail:
cbel@canhedo-beppu.com.br

Trabalhe Conosco

vagas@canhedo-beppu.com.br