Duplicação BR-163-MS
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A Rodovia BR-163 / MS, cuja administração e operação foram assumidas pela Concessionária de Rodovia Sul-Matogrossense S.A. – CCR MSVia no ano de 2014, tem extensão total de 845,4 km. Ela cruza todo o Estado do Mato Grosso do Sul, entre as divisas com os Estados do Mato Grosso (município de Sonora) e Paraná (município de Mundo Novo).
Trata-se de rodovia com fundamental importância para o escoamento da safra agrícola do Centro-Oeste em direção aos portos do Sul e Sudeste, além de ser parte significativa do corredor de ligação entre o Norte e o Sul do país.
A Canhedo Beppu Engenheiros Associados foi contratada pela CCR MSVia para desenvolver os projetos funcional e executivo de duplicação e melhorias da rodovia, incluindo eventuais correções de traçado, bem como a implantação de vias marginais, interconexões e retornos em desnível, contornos urbanos, passarelas e melhorias em acessos, conforme plano de ampliações estabelecido pelo Programa de Exploração Rodoviária da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Dentre as principais ampliações exigidas pelo contrato de Concessão podem ser citadas:
• Duplicação de 804,30 km da rodovia;
• Implantação de 9 praças de pedágio;
• Implantação de 12,3 km de contornos viários de áreas urbanas, nas localidades de Caarapó, Mundo Novo, Eldorado e Vila Varga;
• Implantação de 35,30 km de vias marginais;
• Implantação de 75 dispositivos de interconexões, acessos e retornos em desnível;
• Implantação de 16 passarelas para pedestres;
• Recuperação, reforço estrutural e alargamento de 30 obras de arte especiais (pontes e viadutos) existentes.
As atividades sob a responsabilidade da Canhedo Beppu iniciaram-se com o estudo de alternativas e o projeto funcional de todos os melhoramentos e ampliações listadas. Aprovados esses estudos iniciais, partiu-se então para a realização das investigações geotécnicas de campo e de laboratório e o desenvolvimento do projeto executivo, contemplando as seguintes atividades: projetos de geometria e de terraplenagem; estudos hidrológicos e hidráulicos; projeto de drenagem e obras de arte correntes; estudos geológicos e geotécnicos; projeto de pavimentação; projetos de sinalização horizontal, vertical e de dispositivos de segurança; projetos de arquitetura, estruturas e instalações prediais eletro-eletrônicas e hidrossanitárias; projeto de paisagismo; planejamento do desvio de tráfego e detalhamento da sequência executiva.
Paralelamente, a empresa ainda forneceu subsídios suficientes para a condução dos processos de desapropriação, bem como para as avaliações e obtenção de licenças ambientais. Os projetos estruturais de obras de arte especiais – pontes e viadutos novos, ou ampliação e reforço das obras existentes, foram desenvolvidos em parceria com a Outec Engenharia.
As obras sob a responsabilidade da CCR MSVia foram iniciadas em 2014 e, até o momento, foram concluídos cerca de 150 km de duplicação.